Álcool e excesso de velocidade são temas de campanha educativa

Álcool e excesso de velocidade são temas de campanha educativa

Começou no dia 23 de dezembro a campanha “Álcool e Velocidade” promovida pelo Denatran/Ministério das Cidades. A campanha tem o objetivo de provocar a reflexão sobre atitudes imprudentes no trânsito como dirigir após a ingestão de bebida alcoólica e não respeitar os limites de velocidade das vias.

Segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), o excesso de velocidade é a infração mais cometida por veículos fora do estado de emplacamento. O Renainf, coordenado pelo Denatran, registrou de janeiro 2004, quando o sistema começou a ser implantado no país, até julho deste ano 22.780.514 infrações de trânsito, sendo que desse total 9.834.097 foram por excesso de velocidade.

A pesquisa “A balada, o carona e a Lei Seca” realizada pelo Denatran em 2009, com jovens de 15 a 17 anos, revelou que 84,9% dos jovens conhecem a Lei Seca e 88,5% defendem a proibição de beber antes de dirigir. No entanto, 55% dos entrevistados afirmaram que já retornaram para casa de carona com um condutor que havia ingerido bebida alcoólica.

A campanha “Álcool e Velocidade” será veiculada até março de 2011 em rádio, televisão, mobiliário urbano e mídia em bares.

Fonte: DENATRAN