Na Semana Nacional de Trânsito Pare, Pense e Mude de atitude

Na Semana Nacional de Trânsito Pare, Pense e Mude de atitude

Na Semana Nacional de Trânsito Pare, Pense e Mude de atitude

Iniciativa do Ministério das Cidades por meio do Denatran propõe aos motoristas a conscientização do respeito às leis de trânsito

 O dado da Organização Mundial da Saúde é alarmante: cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países contabilizados em 2009. Desse montante a falha humana lidera as causas da violência no trânsito. Para driblar essa estatística, o Ministério das Cidades por meio do Denatran e em parceria com outros órgãos federais e estaduais, lança dia 18 de setembro mais uma campanha educativa. O objetivo é conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito.

Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito 2011 que será de 18 a 25 de setembro em todo o território nacional. O lançamento será na cidade de Salvador/BA com uma caminhada que terá a presença do Ministro das Cidades, Mário Negromonte e do Governador da Bahia, Jacques Wagner. A ação soma-se a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito instituída em 2010 pela Organização das Nações Unidas que possui o intuito de reduzir em até 50% os índices de mortes no mundo no período de 2011 a 2020.

Paralelamente a Semana Nacional do Trânsito, dia 22 de setembro será celebrado o Dia Mundial sem Carro. A ação visa conscientizar os cidadãos para os possíveis prejuízos de uso excessivo de carros e motos em detrimento de meios que possam promover a sustentabilidade.

Dando continuidade ao que foi proposto pelo movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, a campanha Semana Nacional de Trânsito pretende provocar a reflexão nos atores do trânsito – motoristas, motociclistas, pedestre e ciclistas - a fim de fazer com que a fiscalização e as regras sejam percebidas como algo benéfico para toda a sociedade, independentemente da presença ostensiva da fiscalização.

A proposta apresentada para a Semana pelo MinCidades e Denatran é modificar o cenário atual, no qual o trânsito se insere em um contexto sociocultural. O ser humano, no papel de cidadão deve se envolver no respeito às regras independente da fiscalização, além de adotar comportamentos compatíveis com as necessidades de um trânsito seguro. Já os agentes precisam intensificar e melhorar os instrumentos de fiscalização e controle.

O grande desafio é minimizar as estatísticas negativas ocasionadas pela cultura da transgressão às regras de trânsito. O foco da campanha faz com que o cidadão reflita sobre a diferença ao agir de forma intuitiva de acordo com avisos e regras do dia a dia, como: “Perigo! Alta Tensão” ou “Cuidado! Cão Bravo” e a negligência cultural com as regras de trânsito. Porque diante de normas como essas a pessoa atenta ao comando e não faz o mesmo em relação ao trânsito?   

O material publicitário que terá abrangência nacional consiste em quatro filmes publicitários de trinta e quinze segundos; peças gráficas incluindo anúncios, cartazes e folderes; mídia alternativa como MUBs (mobiliário urbano), busdoor, motodoor, taxidoor; ações especiais em restaurantes, aviões, bares, casas noturnas e no Rock in Rio; internet e redes sociais

O DENATRAN .com  finalidade de atingir todos os estados brasileiros espera que todos os DETRANs realizem blitz educativas durante a Semana Nacional de Trânsito. Já, no MinCidades, de 20 a 23 de setembro serão apresentadas aos colaboradores esquetes sobre o evento provocando reflexão a respeito da importância de repensar a prática cotidiana nas ruas.

Vale ressaltar que para atingir a eficácia na transformação do trânsito em um espaço pacífico e seguro para todos é essencial que haja o engajamento da sociedade, governo, entidades, ONGs e grandes empresas ao movimento Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito.

Empresas como: Pirelli, Volkswagen, Instituto Renault e Seguradora Porto Seguro já apoiam o Pacto por meio de atividades internas de conscientização dos funcionários, divulgação das peças publicitárias da campanha, além de ações de guerrilha em Universidades, cruzamentos e municípios onde as fabricas estão instaladas.

Faça sua parte! Conheça a campanha e ajude a divulgar essa parada pela vida. É possível fazer o download da campanha e reproduzir todo o material acessando o site – www.cidades.gov.br  

 

Fonte: DENATRAN