RENAINF já integra 90% da frota de veículos

Atualmente a frota Brasileira ultrapassa os 42 milhões de veículos, sendo que 90% da frota circulante já está integrada...

RENAINF já integra 90% da frota de veículos


Atualmente a frota Brasileira ultrapassa os 42 milhões de veículos, sendo que 90% da frota circulante já está integrada ao sistema de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), implantado pelo Ministério das Cidades por meio do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN)

O RENAINF, iniciado em janeiro de 2004, é um sistema que permite aos DETRANs integrados aplicar multas a partir de placas de veículos cadastradas em qualquer uma das 27 unidades da Federação e também enviar para o prontuário do condutor responsável pela infração a pontuação de penalidade equivalente à multa aplicada. O sistema opera normalmente, mesmo que a placa do veículo multado não pertença a um DETRAN integrado, nesse caso ela ficará registrada no sistema e quando o estado se integra o motorista receberá a notificação de penalidade.

Hoje fazem parte do sistema 17 unidades da Federação: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Os estados do Rio Grande do Norte e Santa Catarina serão os próximos a integrarem o sistema. Entre 1° de janeiro de 2004 e 04 de abril de 2006 foram processadas pelo RENAINF cerca de 1.316.957 multas.

Nesses dois anos de implantação do RENAINF o estado que mais tem recebido motoristas infratores é São Paulo, integrado em junho de 2005. Já os veículos licenciados no Paraná estão entre os que mais cometem infrações em outras regiões do país com 22,5% do total das infrações registradas pelo sistema desde 2004.

Para Departamento Nacional de Trânsito a meta do RENAINF é assegurar o cumprimento da legislação de trânsito em todo o território nacional. Antes desse sistema os motoristas que cometiam infrações fora do estado de emplacamento do veículo ficavam impunes.

Fonte: Assessoria de Imprensa DENATRAN