Especialistas em trânsito fazem manual de sinalização

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades,...

Especialistas em trânsito fazem manual de sinalização


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades, reunirá em Curitiba - desta quinta-feira (3) até sábado (5) - um grupo de especialistas em mobilidade urbana de todo o Brasil para discutir a elaboração de manuais sobre sinalização de moderação de tráfego (redutores de velocidade) e sistema cicloviário (tráfego de bicicletas). O encontro acontecerá na sede da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS), no auditório do bloco ferroviário da Estação Rodoferroviária de Curitiba.

Os participantes do evento são integrantes da Câmara Temática de Tráfego, da Sinalização e da Via, do Denatran, e representam entidades estaduais e municipais de trânsito. A Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba S.A. (Diretran/URBS) participa da organização do encontro.

A gestora de mobilidade da Diretran, Olga Prestes, explica que os manuais servirão de referência para todas as cidades brasileiras na instalação e na sinalização, tanto das áreas para tráfego de bicicletas, quanto dos redutores de velocidade de tráfego. "O objetivo é estabelecer um padrão nacional de sinalização, para que o motorista e o ciclista entendam e respeitem as mesmas regras em qualquer cidade", afirma ela.

A sinalização dos radares, adotada de forma pioneira em Curitiba, há três anos, foi adotada nacionalmente no ano passado, por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Outros equipamentos moderadores de velocidade - como barreiras eletrônicas, lombadas e rotatórias - e a respectiva sinalização também são tema de discussão do grupo técnico. No manual cicloviário, o objetivo é definir a aplicação, regras e medidas para ciclovias, ciclofaixas e calçadas de circulação compartilhada com bicicletas.

Fonte: Denatran