DENATRAN lança campanha voltada ao jovem

A Semana Nacional de Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro terá este ano o Jovem e o Trânsito como tema...

DENATRAN lança campanha voltada ao jovem


A Semana Nacional de Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro terá este ano o Jovem e o Trânsito como tema. O Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) lançam hoje a campanha publicitária. A exibição do filme, que será realizada pelas TVs a cabo, começa nesta terça-feira e o spot de rádio passa a ser veiculado amanhã. A campanha conta ainda com a divulgação do tema em sites da Internet e em ônibus (busdoor) de todas as capitais brasileiras.

O jovem, além de ser o foco da semana de trânsito, também foi o tema da I Semana Internacional de Prevenção de Acidentes de Trânsito, realizado em abril pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente o país tem mais de 40 milhões de condutores, sendo que cerca de 30% tem menos de 30 anos. Os jovens de 18 a 29 representam mais de 30% das vítimas fatais e mais de 40% dos feridos em acidentes de trânsito.

De acordo com dados do DENATRAN, 44% dos condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas em 2004 tinham idade entre 18 e 29 anos, já em 2005 esse percentual subiu para 46%, mantendo-se em relação às estatísticas parciais de 2006. Dados do órgão revelam ainda que em 2004 3,2% desses condutores tinham menos de 18 anos, em 2005, esse número subiu para 3,5%, em 2006 reduziu para 2,6%.

Ações

Durante esta semana todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito realizarão ações sobre o tema. O DENATRAN, em parceria com a TV Cultura, exibiu até o mês de agosto o programa Trânsito Consciente, uma série de programas educativos voltados ao público jovem. Os programas estão disponíveis no site do órgão – www.denatran.gov.br. O Departamento prepara agora um caderno especial sobre os temas abordados no programa, o material será enviado para escolas públicas e particulares do ensino médio, cerca de 30% dos alunos receberão o material.

O DENATRAN realizará nos dias 16 e 17 de outubro, em Belo Horizonte (MG), o II Seminário de Educação e Segurança no Trânsito, o evento reunirá diversos especialistas, entre eles, educadores, sociólogos, profissionais da mídia e da saúde. Serão debatidos diversos assuntos sobre o comportamento do jovem no trânsito, ações que podem ser desenvolvidas para a redução do número de acidentes e para a promoção de mais segurança nas vias brasileiras. Para participar do seminário basta preencher a ficha de inscrição disponível no site do DENATRAN. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa do DENATRAN